sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Exposição “Sob Olhares” de Israel Macedo




Até o dia 30 de novembro você pode conferir a exposição “Sob Olhares” de Israel Macedo.  A ocupação artística ocorre no lobby do Hotel Tivolli São Paulo – Mofarrej.

A exposição reúne peças em alumínio e bronze, todas em formato de cactos com olhos. “Os cactos são plantas muito resistentes que sobrevivem em climas áridos, eu quis passar um pouco de persistência e abnegação da fama”, conta Israel. “Cactos são plantas que crescem em ambientes com pouco entorno e que é comum que não se dê atenção, mas ele está lá firme e forte mesmo sem atenção”.

A ideia para esta nova série surgiu em 2011, quando o artista plástico fez uma viagem a Malta, “era verão e fazia muito calor e a aparência era quase desértica, perto de uma praia havia muitos cactos que não são exatamente os que reproduzi nesta série, os de lá eram cactos de grande porte, cladódios suculentos e palmados com espinhos, e quando os vi repletos de frutos me deram a ideia de um observador cheio de olhos”.

O escultor que fez sucesso com a série Maçãs (veja mais na postagem anterior) diz que neste novo conjunto de peças houve uma mutação do objeto porta-voz de suas ideias e uma evolução no caráter minimalista, e explica: “O lúdico foi algo forte na série das maçãs. Na série dos cactos existe algo de lúdico que é atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais características ou ações próprias dos seres humanos, quase uma prosopopeia artística. Mas a característica mais precisa são as mensagens das esculturas que em minha opinião, e intenção, são de persistência e sobrevivência, e o cacto como um voyeur, nos passando a sensação de estarmos sendo observados”.

Mona Lisa
A série começou com a obra Mona Lisa, um cacto com diversos olhos (os frutos); o nome faz referência à obra de Leonardo Da Vinci, a qual nos dá a sensação de estarmos sendo seguidos pelo olhar de Lisa Gherardini, representada na pintura.

Segundo o artista, o objetivo é levantar o questionamento sobre o quão vigiados somos. “Para sair de casa temos câmeras nos elevadores e entradas dos edifícios; nas ruas temos mais câmeras que nos monitoram; por trás dessas câmeras que são objetos inanimados como esculturas, existem pessoas nos vigiando. Não é o caso dos Cactos, mas é a mensagem e questionamento a passar. Também é importante lembrar que existem pessoas que gostam e até mesmo sentem prazer em ser observadas, ou muitas vezes precisam e esperam ser vistas.”

Israel explica: “A minha Mona Lisa ou os demais cactos são observadores em si, que nos vêm através de seus olhos, eles causam aquela sensação de que estamos sendo vigiados, que não estamos sós em algum lugar”.

Quem teve a oportunidade estar presente no Vernissage pode observar também o ensaio fotográfico das peças em parceria com o fotógrafo Cassiano Grandi.



Endereço da exposição :
Hotel Tivolli São Paulo – Mofarrej.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria muito de ir,mas estou muito longe.....