sábado, 18 de agosto de 2012

Obras de Caravaggio no Masp: Imperdível!


Petrificados, é realmente assim que nos sentimos diante da obra Medusa Murtola, de Caravaggio. Segundo a mitologia grega, quem olhasse diretamente para a Medusa era transformado em pedra. A obra do italiano surte efeito similar aos que a observam. Difícil é tirar os olhos de tamanha perfeição.

A exposição Caravaggio e seus seguidores é imperdível por diversos motivos. Suas obras raramente saem da Itália para museus de outros países, sendo assim, essa pode ser uma oportunidade única de conhecer alguns dos trabalhos do pintor.

A famosa Medusa Murtola e o Retrato do Cardeal estão fora da Itália pela primeira vez. O curador italiano Giorgio Leone diz que de todas obras de Caravaggio, apenas 62 chegaram aos nossos dias.


Há obras já reconhecidas do autor e outras que estão sendo estudadas, como a São Francisco em Meditação. São expostas duas obras desta, uma não se sabe se é réplica ou se foi pintada também por Caravaggio.

Caravaggescos – A mostra conta também com obras de seguidores do artista Italiano, como Maddalena Svenuta, de Artemisia Gentileschi, e outras. São 14 artistas que se inspiraram em Caravaggio.

Serviço
Data: até 30 de setembro de 2012
Local: MASP - Av. Paulista, 1578.
Ingresso:R$ 15. Estudante: R$ 7. De terça-feira o acesso é gratuito.

2 comentários:

Eu sou... disse...

Nossa, quero muito ver esta exposição!!! Depois de ler seu exto fiquei com mais vontade ainda...

beijos

Cristina Caetano disse...

Quero muito essa expo no Errejota. :)

Beijocas