segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O pai dos efeitos especiais: Méliès!

A exposição “Georges Méliès, O Mágico do Cinema”, inédita no Brasil, está disponível no Museu da Imagem e do Som (MIS). Produzida pela Cinemateca Francesa, exibe uma coleção proveniente de duas fontes: a reunida desde 1936, da própria Cinemateca; e a herdada pela neta do cineasta, Madeleine Malthête-Méliès, que foi adquirida em 2004 pelo Centro Nacional de Filme, com o apoio do Fundo Patrimônio do Ministério da Cultura.

Georges Méliès (1861-1938) é conhecido como o pai dos efeitos especiais. Um de seus filmes mais conhecidos é Le voyage dans la lune (Viagem à lua) de 1902.



Nesta mostra o público irá mergulhar no universo de Méliès por meio seis diferentes seções, as quais remontam sua trajetória e suas invenções: Méliès mágico; Méliès mágico e cineasta; O estúdio Méliès; O universo fantástico de Méliès; A Viagem à Lua; e Fim. Além dos objetos originais expostos, haverá projeções de onze de seus filmes em algumas das paredes do Museu. Já sua obra-prima, Viagem à Lua (1902), será exibida dentro de uma nave espacial inspirada no filme, criada com exclusividade pelo MIS.

Há também a Instalação Méliès, uma obra interativa para que as pessoas criem seus próprios filmes de até 30 segundos em meio aos cenários móveis que compõem essa instalação. A partir da escolha de uma das quatro narrativas disponíveis (veja aqui). Os visitantes irão manipular recursos cenográficos e efeitos especiais como o aparecimento e desaparecimento de objetos e pessoas e a mudança de tamanho de elementos da narrativa, semelhantes aos truques utilizados por Meliès em seus filmes.

Se você ainda não foi visitar dá tempo! A exposição ficará disponível até o dia 16 de setembro.

Nenhum comentário: