sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A "restauradora" de Borja!

Alguns a consideram uma artista, outros, chamam seu ato de violação. Cecilia Gimenez, uma senhora de 80 anos que vive em Borja (cidade do sul da Espanha), realizou um “restauro” atípico na pintura Ecce Homo, de Elías García Martinez.


A imagem acima mostra o original, o obra deteriorada, e a "restauração" da senhora.

Pessoas publicaram reclamações sobre o alarde que tem ocorrido e compararam Cecilia a artistas famosos que já fizeram suas versões de obras de outros pintores, porém, o problema aqui é que ela não fez somente a sua versão da obra, e sim, a fez por cima da própria.

O que não se pode negar é que o fato abriu um leque de possíveis discussões e assuntos. Dentre eles, o que é arte atualmente? Qual o papel do restaurador que até então não tinha o prestígio merecido? E até mesmo cheguei ouvir questionamentos sobre a real imagem de cristo (ok, aí já é demais, rs).

Borja ficou conhecida, o santuário de Nuestra Señora de La Misericordia de Borja também. Elías García Martinez não era um artista de fama até então; apesar do Blog do centro de Estudos de Borja dizer que um informativo sobre a obra foi distribuído para 500 entidades do local em 2010, isso não é nada perto da proporção do que está acontecendo agora; e se não fosse pela “senhorinha de Borja” o artista continuaria preso ao anonimato, ou melhor dizendo, ao quase anonimato. E então, quem foi o artista? Cecília ou Martinez? Cecília quem deu status à obra, isso é indiscutível. E o melhor é que ela afirma não ter acabado o trabalho.

Na segunda-feira, dia 27, especialistas em restauração irão analisar a obra e ver o que poderá ser feito, apesar de muitas pessoas pedirem para que a restauração não ocorra.

Pela internet “pipocaram” várias paródias sobre o assunto. Conheça algumas:

A Última Ceia

Monalisa "restaurada"

Nem Van Gogh escapou

O Grito de Borja

E o Cristo Redentor

E isso, é arte? É permitido? Fica a questão!

2 comentários:

Cristina Caetano disse...

Eu achei que Mona ficou um charme... :D

Mas coitada da senhorinha, acho que o problema dela foi a catarata, tadinha.

Beijos

SANDRA disse...

EU ATÉ QUE GOSTEI...RSRSSS NÃO DEIXA DE SER ARTE