quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Os melhores filmes, segundo Woody Allen!

O livro Conversas com Woody Allen, de Eric Lax, é um excelente livro. Uma Curiosa lista de melhores filmes que o diretor norte-americano faz quando não está com sono é uma das coisas que tornam a leitura prazerosa.

Woody a chama de “lista de insônia” de filmes favoritos, e envia a Eric com o seguinte bilhete: Quando acordo durante a noite, para aplacar o meu pânico existencial, faço listas mentais. Isso às vezes me ajuda a voltar a dormir. Quase sempre as listas são de filmes - acrescento ou subtraio títulos, substituo. Meus gostos não me parecem nada excepcionais, a não ser na área de comédias de enredo faladas, na qual pareço ter pouca tolerância para qualquer coisa, certamente não para os meus próprios filmes.

E logo começa a listar as películas:

Quinze dos meus filmes americanos favoritos, sem nenhuma ordem particular:

O Tesouro de Sierra Madre
Pacto de Sangue
Os Brutos Também Amam
Glória Feita de Sangue
O Poderoso Chefão II
Os Bons Companheiros
Cidadão Kane Fúria Sanguinária
O Delator
A Colina dos Homens Perdidos
O Terceiro Homem
Interlúdio
A Sombra de Uma Dúvida
Uma Rua Chamada Pecado
Relíquia Macabra

Doze dos meus filmes europeus favoritos e três filmes japoneses favoritos:

O Sétimo Selo
Rashomon
Ladrões de Bicicleta
A Grande Ilusão
A Regra do Jogo
Morangos Silvestres
8 1/2
Amarcord
Trono Manchado de Sangue
Gritos e Sussuros
La Strada
Os Incompreendidos
Acossado
Os Sete Samurais
Vítimas da Tormenta

(Nota: Tirando Cidadão Kane da lista de cima e passando para a debaixo, seria a minha lista de melhores filmes de todos os tempos).

Ele cita também as comédias mudas de Buster Keaton e as de Charlie Chaplin; musicais Cantando na Chuva e Agora Seremos Felizes são os que lhe parecem os melhores naquela noite escura e impiedosa, na qual escrevia; logo atrás fica My Fair Lady, a Roda da Fortuna, Um dia em Nova York e Oliver!.

As comédias ele divide em duas categorias, uma é a que ele chama de filmes comediantes que podem ser horríveis, salvo pelo trabalho do comediante; a outra, filmes de comédia que têm trama, assim ele continua:

Os filmes de comediante ou filmes mais tolos deslavados que sempre me fazem rir são:

Diabo a quatro
Os Quatro Batutas
Os Gênios da Pelota
Uma Noite na Ópera
Um Dia nas Corridas
Monsieur Beaucaire
Quem Mal Anda, Mal Acaba
Never Give a Sucker na Even Break
A Grande Noite de Casanova
Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu!

Porém, ele hesita em contar a lista de tramas faladas, pois diz que seu gosto é excêntrico e explica: [...] há um certo número de comédias que adoro que me fariam parecer tolo, ou deveria dizer, mais tolo, aos olhos do mundo. Além disso existe um certo de ícones, da comédia, que nunca fizeram nem nunca me farão dar uma risada, e não gosto deferir os sentimentos de ninguém que gasta um dinheiro suado fazendo comédias para telam ou mesmo seus descendentes. Admito que a minha lista tem sempre O Sheik Branco em primeiro lugar, e quando penso nas comédias americanas a minha convicção é de que não existe nenhuma melhor do que Nascida Ontem e Ladrão de Alcova.

Ele afirma também que o filme A Loja da Esquina é “danado de bom”, e diz que depois dessas escolhas a lista de insônia começa a ficar perigosa para consumo público, e vai finalizando seu bilhete explicando que não incluiu as comédias dele não por se sentir fora da competição, mas pelo fato de que ainda precisa fazer a lista.

Um comentário:

SANDRA disse...

RHENJA ASSISTI MUITOS DO QUE ELE CITOU