sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Portugal que canta e encanta.

Com lindas músicas que encantam o público, Madredeus surgiu 24 anos atrás .

“Lisboa tem histórias de reis,
De mares e de selvas
Lisboa tem histórias de hotéis,
De espiões e de guerras
Lisboa tem lendas de heróis,
Princesas, donzelas
Lisboa tem lendas do cais,
Do fado e navalhas;
Lisboa tem a tradição,
Dos bairros antigos
Vinho e sardinhas no verão
à beira do rio
Lisboa tem os rés-do-chão
E as altas mansardas
E há que descer e subir
Por estreitas escadas
Adoro Lisboa,
Eu quero-lhe bem,
Gosto de ver as gaivotas nos céus de Belém.
Adoro Lisboa,
E as histórias que tem
E sei que há muita gente
Que adora também”
"Adoro Lisboa", Madredeus, composição Pedro Ayres Magalhães e Fernando Júdice

Lisboa tem também a história de um grupo musical encantador, que recebe o nome de madredeus por ter iniciado seus ensaios em uma ala do antigo Convento da Madre de Deus, em Xabregas. As pessoas que ouviam, maravilhadas se referiam ao grupo como os madredeus, e assim se perpetuou.
Tudo começou em 1985, quando os baixistas Pedro Ayres Magalhães, dos Heróis do Mar e Rodrigo Leão, do grupo Sétima Legião, decidiram inovar e fazer um som no mínimo estimulante, que desperta emoção e interesse. Gabriel Gomes, acordeonista também do grupo Sétima Legião se juntou aos dois. No ano seguinte o grupo recebeu mais um integrante, Francisco Ribeiro, para tocar violoncelo.

Mas ainda faltava uma voz, e em 1986 conheceram Teresa Salgueiro cantando um fado em uma mesa de amigos, hoje conhecida como a voz de anjo, se tornou peça essencial do grupo, e não posso deixar de dizer, voz igual não há.

No final do ano de 1987, o primeiro álbum dos Madredeus foi publicado, com o nome “Os Dias da Madredeus" e entre os sucessos está a música “A Vaca de Fogo”, depois disso, os sucessos não pararam. Ao total são 14 álbuns com diversas lindas canções.Você pode conferir mais sobre a história desse grupo esplêndido no site http://www.madredeus.com/, recomendo que ouça “Alfama”, “O pastor”, “Haja o que houver” entre outras.

Montagem da foto: Carolina Pera
Foto do grupo: Daniel Blaufuks, retirada do site oficial dos madredeus.

5 comentários:

O Culto disse...

Essa postagem eu retirei de um blog que criei junto com mais 3 pessoas sobre música, cada uma postava o que queria, como eu gosto muito do grupo Madredeus eu fiz este, passei para cá, assim como passarei mais ao decorrer dos dias.
Porém, atualmente, Teresa Salgueiro canta sozinha =[.

O Culto disse...

Atualizando... o último cd lançado por Madredeus é “ A Nova Aurora ”, que mostra a evolução espiritual da Humanidade. Muito belo!! Sem Teresa Salgueiro, mas em conjunto com outra banda: Banda Cósmica.

Anônimo disse...

OLA!!!Carol,o grupo era otimo,mas a tereza Salgueiro talvez nos surprenda ainda mais sozinha,talvez as ideias universalistas dela seja avançada demais para o grupo.....


beijos
mae San..

Batom disse...

Novo blog sobre beleza e moda, visitem...
http://umabeldade.blogspot.com

Cris Caetano disse...

E depois de tempos, porque já ando pelo Batom desde antes da minha viagem à Portugal entro aqui porque me deu vontade e leio sobre Portugal. Não deixa de ter graça... como esse país me "persegue"...

Beijinhos, Carol