sexta-feira, 28 de março de 2008

O olhar te cega!

Somos instintivamente adaptados e ensinados desde o nosso nascimento a entender a realidade humana por meio de um dos nossos cinco sentidos: o da visão. A arte de olhar.

Porém, poucas pessoas percebem que o mais importante é “invisível aos olhos” e que, na verdade, os olhos são poderosos enganadores e funcionam como um filtro para o nosso interior. A idéia que fazemos da realidade nos permite construir, sonhar e distorcer. O real constitui-se pela razão e pela emoção, não existe de fato um único conceito de realidade, mas sim um ponto em comum em todas as relações humanas.

É a partir daí que se pode citar o Ensaio sobre a cegueira de José Saramago. Um romance absolutamente profundo e sensível que nos faz parar para pensar se o que realmente enxergamos é ilusão, ou a mais dura realidade fruto de um caos social. O livro trata de uma súbita e inexplicável epidemia de cegueira que guia o leitor para uma desorganização e perda dos fatores básicos de civilização.
A realidade é aquilo que os nossos olhos captam e o nosso cérebro interpreta.

Não é possível acreditar na razão se os sentidos provarem o contrário. É o tal do “ver pra crer”. Mas e quando não é possível ver? De que são formadas as idéias? É aí que os outros demais sentidos vão além, ressalta-se o tato, o olfato, o paladar e a audição.

Em paralelo ao livro e como forma da mais original confirmação dessa realidade, utiliza-se o documentário Janela da Alma de João jardim e Walter Carvalho que relata, por meio de dezenove depoimentos de pessoas com diferentes graus de deficiência visual, maneiras de ver o outro e suas percepções de mundo. Pelo título do filme, nota-se que os diretores pensaram grande, já que aludiram à frase de Leonardo da Vinci: “O olho é a janela da alma, o espelho do mundo”.

-Talvez os cegos entendam mais de si e dos homens por serem os únicos obrigados a olhar apenas para dentro. É aí então que se encontra toda peculiaridade da realidade desconhecida por aqueles que enxergam, porque enxergar cega.

O documentário trata de um assunto abstrato sem barreiras de subdesenvolvimento ou qualquer questão social. Fala da cegueira física. Diversos casos, diferentes adaptações ao problema e distintas noções da realidade. A cegueira física de nascença provoca curiosidade. Como é possível construir uma realidade se nunca se enxergou para se ter um parâmetro de como ela é? E as cores, texturas e formas? Como são se nunca foram?

A concepção de cegueira é relativa, pois muitos que enxergam na verdade nada vêem. É este o conceito trabalhado por Saramago - uma humanidade constituída pelos que são obrigados a confiar um nos outros quando o principal sentido físico os deixam, a visão.

Será mesmo preciso perdermos o espelho da alma para que enxerguemos o que esta ao nosso redor? A esperança tem de ficar por conta da janela da alma que sobrepõe o sentir e o reparar ao mero olhar.