sexta-feira, 30 de novembro de 2012

"Café da Morte" chega a São Paulo!


Para alguns pode ser um tema pesado e difícil. Mas o que não podemos negar é que a morte é algo que nos intriga e que não podemos evitar, então qual o motivo de não a discutirmos? 

O “Café da Morte” surgiu com este intuito, o de discutir a morte sob diversos aspectos. O sociólogo suiço Bernard Crettaz pode ser considerado o pioneiro do “Death Cafe”, pois foi ao ler um artigo sobre seu trabalho, o “Never say die? Far from it in Paris death café”, que Jon Underwood resolveu oferecer o “Death Cafe”.

O café é realizado desde setembro de 2011 e tem como objetivo, segundo o site oficial, “to increase awareness of death with a view to helping people make the most of their (finite) lives", ou seja, aumentar a consciência que temos da morte ajudando as pessoas a fazerem mais de suas (finitas) vidas.

Amanhã (1 de dezembro) o “Café da Morte” chega aqui no Brasil, no Espaço Revista Cult, em São Paulo, as 16h, e acontecerá uma vez ao mês, as vagas são limitadas.

O evento reunirá pessoas que queiram conversar sobre o tema, tratando a morte com naturalidade e leveza.

Café da Morte
Dia 1/12
Horário: 16h
Espaço Revista CULT
Rua Rua Inácio Pereira, 400/Vila Madelana – São Paulo
Gratuito. Pede-se a doação de um quilo de alimento não perecível para distribuição a entidades beneficentes.
Inscrições pelo email: atendimento@espacorevistacult.com.br

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Prêmio Telecom de Literatura 2012: Finalistas!


Hoje (26) será entregue o Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2012 em São Paulo. O prêmio contempla poesia, romance e conto/crônica escritos em língua portuguesa e publicados no Brasil em 2011.

Dos 502 inscritos, o júri do concurso selecionou 20 obras para cada categoria. Depois, a comissão julgadora se reduziu a quatro integrantes que apontaram os 12 finalistas. Confira quais são eles:

Poesia
- Escarpas, do poeta português Gastão Cruz;
- Vesúvio, de Zulmira Ribeiro Tavares;
- Da arte das armadilhas, de Ana Martins Marques;
- Junco, do artista multimídia Nuno Ramos

Romance
- K, do estreante Bernardo Kucinski;
- Diário da queda, de Michel Laub;
- Procura do romance, de Julián Fuks;
- A máquina de fazer espanhóis, do português Valter Hugo Mãe

Conto/crônica
- O anão e a ninfeta, de Dalton Trevisan;
- O livro de Praga, de Sérgio Sant’Anna;
- Amores mínimos, de João Anzanello Carrascoza;
- Cantos do mundo, de Evando Nascimento.

O vencedor de cada categoria receberá R$ 50 mil. E haverá ainda o Grande Prêmio Portugal Telecom 2012, que levará também R$ 50 mil reais.

sábado, 10 de novembro de 2012

Portal Acervos da Cultura já está disponível!

A Prefeitura de São Paulo lançou um portal de acervos da cultura, que disponibiliza material histórico da cidade em formato digital ou indica os locais nos quais este material está disponível.


Acessando é possível encontrar mais de 150 mil itens de 16 coleções, que vão desde obras de arte a fonogramas da Discoteca Oneyda Alvarenga.



Segundo Carolina Guedes, em texto publicado esta semana no Diário Oficial de São Paulo, “além de 40 mil imagens do Acervo Fotográfico da Casa da Imagem, será possível consultar também 12 mil programas de espetáculos do Theatro Municipal de São Paulo, além de todo seu acervo de figurinos; o Acervo do Centro da Memória do Circo, sediado na Galeria Olido; catálogos de exposições de arte da Biblioteca Alfredo Volpi, vinculada ao Centro Cultural São Paulo, mais de 3 mil itens do Pavilhão das Culturas Brasileiras; o acervo de obras de arte em áreas públicas, pertencente ao Departamento do Patrimônio Histórico e que incluiu, por exemplo, o Monumento às Bandeiras, um dos ícones paulistanos; itens da Missão de Pesquisas Folclóricas, mais de 70 mil fonogramas da Discoteca Oneyda Alvarenga poderão ser ouvidos na íntegra, entre outros .”